sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Vegetação Desértica

O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru. Com cerca de 1000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região.O deserto é extremamente árido, pois a cordilheira dos Andes atua como uma barreira, impedindo a entrada de umidade que vem do Oceano Atlântico e da região Floresta Amazônica.

 As temperaturas no deserto variam muito durante o dia. Na parte da manhã e tarde elas oscilam entre 25º e 32º C. Durante o período noturno, a temperatura cai bruscamente, atingindo até 25 graus negativos.No deserto do Atacama não ocorre muita variação climática entre os períodos do verão e inverno.Na região central do deserto, por exemplo, existem regiões que ficam até 4000 anos sem chuvas.

Em função destas características climáticas, o deserto do Atacama é uma região inóspita (em que não se pode viver). As dificuldades de sobrevivência do ser humana são muitas, tornando a região quase totalmente desabitada.

Sua vegetação é formada basicamente por árvores de pequeno porte, como a Pimienta e o Algarrobo, arbustos como o Chanhar e plantas como a Anhanhuca e a Brea que crescem na sua maioria ao longo dos vales e na região da precordilheira e cactos que crescem principalmente nas serras próximas à costa mais ao sul
  




quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Povos pré-colombianos

Alguns exemplos de povos pré-colombianos são: os incas, os maias, os astecas... Aqui comentaremos um pouco sobre os incas, o povo da "cidade perdida". Os Incas eram um dos muitos povos pré-colombianos. Ou seja, um dos povos que viveu na América antes da chegada de Colombo. O Império Inca foi o maior império da América do Sul até hoje. O centro, a capital, onde tudo acontecia, era em Cusco, no atual Peru. O Império nasceu no Peru provavelmente no século XIII. De 1438 até 1553, os Incas usaram várias maneiras de conquistas para adicionar ao seu território uma grande parte do oeste da América do Sul, principalmente a Cordilheira dos Andes, os atuais Equador e Peru, sul e oeste da Bolívia, noroeste da Argentina, norte do Chile e sul da Colômbia. O povo foi extinto pelos conquistadores espanhóis. Muito tempo depois, muito recentemente (em 1911), foi descoberta a "cidade perdida dos incas", Machu Picchu. Devido à sua alta altitude, e beleza, Machu Picchu é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Acredita-se que foi construida manualmente no século XV, por causa da ordem de Pachacuti.