domingo, 11 de setembro de 2011

Descolonização Africana

O processo de independência das colônias africanas em relação às grandes cidades europeias, é denominado Descolonização. Um dos fatos que beneficiou a independência das colônias da África, fi a Segunda Guerra Mundial, que ocorreu na Europa. Graças ao acontecimento, o continente europeu foi muito prejudicado, e decaiu economicamente. Então, os países europeus que tinham sob domínio as colônias africanas, foram perdendo seu poder sobre elas. Então, as colônias africanas, já muito exploradas, foram em busca da independência, já que os europeus estavam preocupados em se reerguer, e o domínio das colônias africanas havia sido deixado para segundo plano.

Porém, na década de 60, quando os países europeus mais desenvolvidos já haviam conseguido estabilizar a sua economia momentaneamente, os colonos da África encontraram alguns empecilhos no caminho para a independência.

Mas após muito derramamento de sangue, conflitos e várias lutas sanguinárias, aos poucos, a África já se tornava um continente independente. Mas havia ainda outro problema: A delimitação dos países era ainda, indefinida. Por fim, os europeus resolveram ajudar. Levando em conta as etnias, culturas e entre outras coisas, os países foram delimitados, a base da régua. Por isso os traços das fronteiras africanas são tão retos. E após longas décadas até alcançar a autonomia política e econômica, hoje em dia a África é composta por 53 países independentes. Apenas um país continua sob domínio de outro, que é o caso do Saara Ocidental, que é controlado por Marrocos.



sábado, 10 de setembro de 2011

Colonização da África

A ocupação e a exploração do continente africano começou a partir do século XIX. Nessa época alguns países europeus , como Inglaterra, França, Bélgica, Holanda e Alemanha, estavam em plena revolução industrial, estavam em plena revolução industrial, necessitando de matérias-primas, como ferro, cobre, chumbo, algodão e borracha a baixos custos, para abastecer suas fábricas. Para garantir o suprimento de matérias-primas, as metrópoles europeias trataram de explorar em grande escala os recursos naturais existentes na África. Para isso, promoveram a ocupação e a divisão do continente africano.


Na África esta divisão foi realizada por meio de um acordo selado na Conferência de Berlim, em 1885 entre Inglaterra, França, Bélgica, Itália, Portugal e Espanha. Veja no mapa abaixo como ficou o continente africano após a Conferência de Berlim:


Mapa de África Colonial em 1913.
██ Bélgica
██ França
██ Alemanha
██ Grã-Bretanha
██ Itália
██ Portugal
██ Espanha
██ Estados independentes (Libéria e Etiópia)

As fronteiras traçadas pelos europeus levaram em conta apenas seus interesses econômicos,
não respeitando limites territoriais que já existiam entre reinos ou entre grupos tribais.
África que pouco conhecemos

Quando pensamos em África, logo vem na cabeça uma imagem de deserto, mas não é bem assim, na África também tem florestas como a do Congo e acreditem ou não la tem neve, isso mesmo NEVE em regiões com montanhas  e altura acima de 3500 metros.
                                                 

Na África tem muitas riquezas minerais entre elas o diamante. Mas então porque este continente sofre tanto com a pobreza se la existem diamantes?! Por causa de seu passado, como na América Latina, África teve uma colonização de exploração onde os europeus "roubaram" as nossas riquezas e revendiam na Europa por preços muito mais caros.