sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Vegetação Desértica

O deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru. Com cerca de 1000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região.O deserto é extremamente árido, pois a cordilheira dos Andes atua como uma barreira, impedindo a entrada de umidade que vem do Oceano Atlântico e da região Floresta Amazônica.

 As temperaturas no deserto variam muito durante o dia. Na parte da manhã e tarde elas oscilam entre 25º e 32º C. Durante o período noturno, a temperatura cai bruscamente, atingindo até 25 graus negativos.No deserto do Atacama não ocorre muita variação climática entre os períodos do verão e inverno.Na região central do deserto, por exemplo, existem regiões que ficam até 4000 anos sem chuvas.

Em função destas características climáticas, o deserto do Atacama é uma região inóspita (em que não se pode viver). As dificuldades de sobrevivência do ser humana são muitas, tornando a região quase totalmente desabitada.

Sua vegetação é formada basicamente por árvores de pequeno porte, como a Pimienta e o Algarrobo, arbustos como o Chanhar e plantas como a Anhanhuca e a Brea que crescem na sua maioria ao longo dos vales e na região da precordilheira e cactos que crescem principalmente nas serras próximas à costa mais ao sul
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário