domingo, 11 de setembro de 2011

Descolonização Africana

O processo de independência das colônias africanas em relação às grandes cidades europeias, é denominado Descolonização. Um dos fatos que beneficiou a independência das colônias da África, fi a Segunda Guerra Mundial, que ocorreu na Europa. Graças ao acontecimento, o continente europeu foi muito prejudicado, e decaiu economicamente. Então, os países europeus que tinham sob domínio as colônias africanas, foram perdendo seu poder sobre elas. Então, as colônias africanas, já muito exploradas, foram em busca da independência, já que os europeus estavam preocupados em se reerguer, e o domínio das colônias africanas havia sido deixado para segundo plano.

Porém, na década de 60, quando os países europeus mais desenvolvidos já haviam conseguido estabilizar a sua economia momentaneamente, os colonos da África encontraram alguns empecilhos no caminho para a independência.

Mas após muito derramamento de sangue, conflitos e várias lutas sanguinárias, aos poucos, a África já se tornava um continente independente. Mas havia ainda outro problema: A delimitação dos países era ainda, indefinida. Por fim, os europeus resolveram ajudar. Levando em conta as etnias, culturas e entre outras coisas, os países foram delimitados, a base da régua. Por isso os traços das fronteiras africanas são tão retos. E após longas décadas até alcançar a autonomia política e econômica, hoje em dia a África é composta por 53 países independentes. Apenas um país continua sob domínio de outro, que é o caso do Saara Ocidental, que é controlado por Marrocos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário