terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A República Popular Chinesa

 A República Popular Chinesa, também conhecida como China, é o país mais populoso do planeta terra.





Os feriados na china são, em sua maioria, em comemoração de festivais, com princípios históricos de sua antiga mitologia. Dois dos feriados, o Dia de Maio e o Dia Nacional foram iniciados no ano de 2000, como uma medida de aumentar e instigar os gastos durante o feriado. Comprar presentes.
Os chineses têm 14 feriados nacionais, 3 dos quais nós também temos. O Ano Novo, o Dia do Trabalho, em maio, e uma versão diferenciada do Dia dos Namorados. O feriado de 1 de Agosto se deve a Revolta de Nanchang, em 1927. E o principal, a fundação da república popular chinesa em 1 de Outubro de 1949.



Sua população se distribui num território de 9600000 km². Faz fronteiras com o Afeganistão, Butão, Cazaquistão, Coreia do Norte, Índia, Laos, Mianmar, Mongólia, Nepal, Paquistão, Quirguistão, Rússia, Tadjiquistão e Vietnã. A China é um país socialista, mas tem um ótimo mercado externo. Por isso, a China é considerada um país socialista de mercado. É normal vermos "Made in China" em várias coisas no nosso cotidiano. A Cordilheira no Himalaia passa rente à China, o que influencia vagamente no clima das proximidades daquela região. E também não se pode esquecer do Deserto de Gobi, que fica por perto da China.
Os principais rios, são o Rio Amarelo... o Chang Jiang (Yangtze) e o Huang He, e ambos são centros em redor dos quais se fundaram as principais civilizações antigas da China.



Algo muito interessante a ser observado a respeito da china, são as suas línguas. Muitos conhecem apenas o Mandarim, que também é chamado por lá, de Putonghua. O Putonghua é uma língua sino-tibetana, que é falado por mais de 900 milhões de pessoas, e serve de língua mãe aos falantes dos dialetos chineses. Isso influencia muito na comunicação dos habitantes. O Mandarim é considerado um dos seis idiomas oficias da ONU. Por curiosidade, são eles: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo.
Abaixo, segue os principais dialetos da China. Observe que a diferença entre o Putonghua e o Wú já demonstra que os dialetos possuem uma enorme diferença numérica.

  • Mandarim ou Putonghua - 836 milhões de falantes
  •  - 77 milhões  de falantes
  • Cantonês ou Yue - 71 milhões  de falantes
  • Dialetos Min - 60 milhões  de falantes
  • Jin - 45 milhões de pessoas  de falantes
  • Xiang ou Huanés - 36 milhões  de falantes
  • Hakka ou Kejia - 34 milhões  de falantes
  • Gan - 31 milhões  de falantes
  • Hui - 3.2 milhões  de falantes
  • Pinghua - 2 milhões  de falantes







Nenhum comentário:

Postar um comentário